A tarefa de fazer um pequeno E-commerce crescer, sem um grande orçamento de marketing, é bem difícil, porém completamente possível de ser realizada. Neste post continuo falando sobre Estratégias Matadoras para pequenos E-commerces.
Caso não tenha lido, confira a 1º parte deste post: Estratégias Matadoras para Pequenos E-commerces – 1º Parte.
Quando você vende no Varejo, ou seja, em pequenas quantidades diretamente para o consumidor final, a sua empresa só vai crescer se conseguir ter um VOLUME DE VENDAS considerável! E para ter um bom volume de vendas você precisará ter um ótimo volume de pessoas visitando sua loja! É exatamente por este motivo, o alto volume de pessoas transitando, que um ponto comercial em um Shopping é tão caro.
Dito isso, saiba que conseguir um bom volume de vendas atuando em um nicho de mercado é desafiante! Desafio aceito?! Vamos que vamos! Vem comigo:
É uma frase óbvia, porém já encontrei muitos e-commerces que investem tudo o que podem na aquisição de novos clientes e não fazem nada, absolutamente nada, com os clientes conquistados. Reflita: você já possuí o cadastro do cliente, o cliente já te conhece e, ainda melhor, já confia em você (pois já comprou antes).
É muito mais fácil fazer a segunda venda do que a primeira! Então olhe também para os seus clientes atuais!
Separei alguns artigos que escrevi sobre o tema:
– Motivos para investir na fidelização de seus clientes
– O Processo de Fidelização de Clientes
– O uso do e-mail marketing no processo de fidelização dos clientes
– Conheça profundamente o perfil online (sites que visita, redes sociais, etc) do seu cliente ideal e esteja presente onde ele está! Saiba mais neste artigo O que são Personas de Marketing e porque usá-las na sua Estratégia de Marketing
– Descubra quem já criou uma comunidade online em torno da temática do seu produto e seja parceiro desta empresa/site/pessoa. Reze apenas para não ser um concorrente! :p
– Crie conteúdo/ações promocionais focando apenas na geração de leads (capturando pelo menos nome e e-mail). Exemplo: E-book com dicas e Concurso Cultural.
– Peça reviews dos seus produtos aos seus clientes e publique nas redes sociais!
– Tenha um Blog, crie conteúdo relevante para o seu mercado e siga um calendário editorial.
– Convide pessoas influentes do mercado para escrever em seu Blog.
– Intercale o envio de E-mail marketing promocional com Newsletter conteudista (divulgando os posts do seu blog).