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Estratégias Matadoras para pequenos E-commerces – 2º Parte

3 de março de 2015Thiago LeitãoE-Commerce, Marketing B2C

A tarefa de fazer um pequeno E-commerce crescer, sem um grande orçamento de marketing, é bem difícil, porém completamente possível de ser realizada. Neste post continuo falando sobre Estratégias Matadoras para pequenos E-commerces.

Caso não tenha lido, confira a 1º parte deste post: Estratégias Matadoras para Pequenos E-commerces – 1º Parte.

Quando você vende no Varejo, ou seja,  em pequenas quantidades diretamente para o consumidor final, a sua empresa só vai crescer se conseguir ter um VOLUME DE VENDAS considerável! E para ter um bom volume de vendas você precisará ter um ótimo volume de pessoas visitando sua loja! É exatamente por este motivo, o alto volume de pessoas transitando, que um ponto comercial em um Shopping é tão caro.

O fato é que mesmo na internet o sucesso da sua Loja vai depender da variável volume de vendas, afinal varejo é varejo tanto na internet quanto em um ponto físico.

Dito isso, saiba que conseguir um bom volume de vendas atuando em um nicho de mercado é desafiante! Desafio aceito?! Vamos que vamos! Vem comigo:

– Faça um mantra desta frase: O seu E-commerce só será rentável e crescerá se as mesmas pessoas comprarem diversas vezes.

É uma frase óbvia, porém já encontrei  muitos e-commerces que investem tudo o que podem na aquisição de novos clientes e não fazem nada, absolutamente nada, com os clientes conquistados. Reflita: você já possuí o cadastro do cliente, o cliente já te conhece e, ainda melhor, já confia em você (pois já comprou antes).

É muito mais fácil fazer a segunda venda do que a primeira! Então olhe também para os seus clientes atuais!

Separei alguns artigos que escrevi sobre o tema:

– Motivos para investir na fidelização de seus clientes

– O Processo de Fidelização de Clientes

– O uso do e-mail marketing no processo de fidelização dos clientes

– Como dito na primeira parte deste artigo, criar uma comunidade em torno do seu E-commerce é fundamental, porém este processo é longo! Aceite isso. Mesmo assim é possível deixá-lo mais rápido com algumas ações. Listo um resumo abaixo:

– Conheça profundamente o perfil online (sites que visita, redes sociais, etc) do seu cliente ideal e esteja presente onde ele está! Saiba mais neste artigo O que são Personas de Marketing e porque usá-las na sua Estratégia de Marketing

– Descubra quem já criou uma comunidade online em torno da temática do seu produto e seja parceiro desta empresa/site/pessoa. Reze apenas para não ser um concorrente! :p

– Crie conteúdo/ações promocionais focando apenas na geração de leads (capturando pelo menos nome e e-mail). Exemplo: E-book com dicas e Concurso Cultural.

– Peça reviews dos seus produtos aos seus clientes e publique nas redes sociais!

– Tenha um Blog, crie conteúdo relevante para o seu mercado e siga um calendário editorial.

– Convide pessoas influentes do mercado para escrever em seu Blog.

– Intercale o envio de E-mail marketing promocional com Newsletter conteudista (divulgando os posts do seu blog).

–  Para finalizar, mas não menos importante: Não se precipite. O resultado destas ações não nasce da noite para o dia. Os resultados virão com o tempo. Trate estas ações como processos diários e não como eventos esporádicos.

Tags: Dicas E-commerce, E-commerce, estratégia de marketing, estratégia e-commerce, nicho e-commerce
Thiago Leitão
Empreendo na área de Tecnologia e Marketing há 6 anos. Nesta jornada, participei de projetos envolvendo Inbound Marketing, CRM, E-commerce, Portais Corporativos e Mídias Sociais. Também participei de Startups aplicando os conceitos de Lean Startup e OKR.

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