Se você é um usuário assíduo do Facebook com certeza ouviu falar do cara do “perdi meu amor na balada“. Seria ele o último romântico? Um cara buscando fama ou na pior das hipóteses um maníaco obsessivo que resolveu caçar sua nova paixão? Nada disso! Toda essa história (ou melhor: estória) é um ação de Marketing Viral!
Bom, caso não seja tão assíduo do Facebook, você merece uma breve explicação:
[pre]Um rapaz chamado Daniel conheceu o “amor da sua vida” em uma balada paulistana, porém ele perdeu o telefone da moça (ela passou o número em um papelzinho) e assim ele iniciou a busca do seu amor pelo Facebook apenas com o seu primeiro nome, Fernanda, e a sua descrição física.[/pre]
Ele iniciou a sua “busca” gravando um vídeo e divulgando no Facebook, veja este primeiro vídeo com o suposto rapaz explicando sobre a sua busca:
[youtube_video] OgCwDe-ZC3g [/youtube_video]
A primeira coisa que chama a atenção é a qualidade do vídeo e do seu áudio. Muito bons! Veja que o “cinegrafista amador” teve o cuidado de trabalhar o foco da cena para que TODA a atenção seja do nosso protagonista!
Agora o fator primordial para o sucesso do vídeo é que toda a mensagem foi passada em pouco mais de um minuto! Perfeito! Afinal ninguém teria saco tempo para passar 10 minutos vendo o vídeo de um maluco apaixonado! Não é?
Mas este vídeo curto e com um protagonista tão bem articulado levanta suspeitas: Será que o nosso protagonista simplesmente ligou a câmera e escolheu as palavras certas? Ou será que este texto é fruto de um ótimo trabalho de redatores?
Bom, as suspeitas foram grandes para os mais acostumados com os memes da internet, mas de uma forma ou de outra o vídeo foi um estrondoso sucesso!
Vamos destrinchar o primeiro pilar deste viral:
Com tantas características de sucesso, não poderia ser diferente:
O vídeo bombou na internet!
O vídeo foi publicado no dia 10/07/2012e até o hoje ( 17/07/2012) teve 786.376 visualizações!!
Foi criada a Fan Page “Perdi meu Amor na Balada” e, claro, lá o nosso amigo apaixonado “Don Juan Hi Tech” nos manteve atualizado sobre a sua busca pelo seu amor.
Entre uma postagem e outra eis que outra estratégia importantíssima para a viralização nas mídias sociais foi usada: A utilização de imagens!
Pode remeter ao clichê “Uma imagem vale mais que 1000 palavras”, mas nas mídias sociais, principalmente no Facebook, essa é regra de ouro! Um post no Facebook onde a mensagem é passada via imagem tem seu poder viral multiplicado!
Veja uma das “inocentes” imagens publicadas Perdi meu Amor na Balada na Fan Page do Perdi meu Amor na Balada:
Pronto, com a Fan Page centralizando todas as ações, o vídeo magnífico e as imagens com total apelo emocional parece retrato falado, né? o viral estava montado!
Com os likes do Facebook e os views do Youtube aumentando de forma exponencial tudo caminhava para este ser mais um novo Case de Marketing Digital!
Talvez o efeito viral esperado fosse maior, talvez existisse um cronograma de lançamento de um novo produto, enfim, o que acontece é que o nosso Don Juan Hi Tech começou a usar os Links Patrocinados do Facebook! Como assim?
Pois é, ele começou a “investir” alguns centavos por clique para que as pessoas curtissem a sua Fan Page e o ajudassem nesta difícil busca. É impossível calcular o valor exato investido nos anúncios do Facebook, mas não deve ser pouco já que atualmente a Fan Page tem 100.000 curtidas.
Continuando a saga, no dia 13/7/2012 um segundo vídeo foi publicado.
Agora, o nosso Don Juan Hi Tech descobriu, através de dicas que vieram da internet, que sua musa trabalha na Rua Oscar Freire / SP, e ele prepara uma surpresa para o reencontro, com direito a serenata de amor e, claro, tudo devidamente filmado.
Veja o vídeo:
[youtube_video] _d4C13w1UVk [/youtube_video]Sem as qualidades do vídeo inicial, este vídeo foi considerado “fake” por diversas pessoas. O número de visualizações do segundo vídeo foi baixa em comparação com o primeiro. A Fan Page foi inundada por comentários do tipo “Isso é marketing, é viral!”.
Clique na imagem abaixo e veja alguns comentários:
Depois de engajar milhares de pessoas na ajuda ao “Don Juan” a Nokia perdeu a mão na continuidade do viral. O viral gerou muito buzz, porém creio que toda esta audiência vai se voltar contra a empresa.
As pessoas que se engajaram estão se sentindo enganadas pela Nokia, pois toda a história foi baseada no amor, sentimento puro por definição, e no final de tudo fica claro que não existiu nenhuma pureza de sentimento, apenas uma ação comercial. Desta forma as pessoas tendem a se sentirem manipuladas pela marca!
O que devemos aprender sobre este Viral? Segue a minha análise: