Facebook
Twitter
LinkedIn
Benic
  • Home
  • Conheça a Benic
  • Nossa Atuação
    • Empresas B2B
    • E-commerce
    • Outras Áreas
  • Ideias Grátis
  • Contato

Perdi meu amor na balada! – Análise do Viral

17 de julho de 2012Thiago LeitãoBlog Benic, Marketing Digital

Se você é um usuário assíduo do Facebook com certeza ouviu falar do cara do “perdi meu amor na balada“. Seria ele o último romântico? Um cara buscando fama ou na pior das hipóteses um maníaco obsessivo que resolveu caçar sua nova paixão? Nada disso! Toda essa história (ou melhor: estória) é um ação de Marketing Viral!

 

Bom, caso não seja tão assíduo do Facebook, você merece uma breve explicação:

[pre]Um rapaz chamado Daniel conheceu o “amor da sua vida” em uma balada paulistana, porém ele perdeu o telefone da moça (ela passou o número em um papelzinho) e assim ele iniciou a busca do seu amor pelo Facebook apenas com o seu primeiro nome, Fernanda, e a sua descrição física.[/pre]

 

Ele iniciou a sua “busca” gravando um vídeo e divulgando no Facebook, veja este primeiro vídeo com o suposto rapaz explicando sobre a sua busca:

 

[youtube_video] OgCwDe-ZC3g [/youtube_video]

 

Uau! Que belo vídeo, heim? Agora vamos analisar com mais calma o vídeo deste suposto Don Juan Hi Tech:

A primeira coisa que chama a atenção é a qualidade do vídeo e do seu áudio. Muito bons! Veja que o “cinegrafista amador” teve o cuidado de trabalhar o foco da cena para que TODA a atenção seja do nosso protagonista!

 

Agora o fator primordial para o sucesso do vídeo é que toda a mensagem foi passada em pouco mais de um minuto! Perfeito! Afinal ninguém teria saco tempo para passar 10 minutos vendo o vídeo de um maluco apaixonado! Não é?

 

Mas este vídeo curto e com um protagonista tão bem articulado levanta suspeitas: Será que o nosso protagonista simplesmente ligou a câmera e escolheu as palavras certas? Ou será que este texto é fruto de um ótimo trabalho de redatores?

 

Bom, as suspeitas foram grandes para os mais acostumados com os memes da internet, mas de uma forma ou de outra o vídeo foi um estrondoso sucesso!

 

Vamos destrinchar o primeiro pilar deste viral:

  • Duração do Vídeo:  A duração do vídeo é fundamental para o efeito viral. De forma geral, vídeos longos não atraem a atenção das pessoas, principalmente dos mais jovens. Vídeos curtos também são carregados mais rapidamente, o que facilita a penetração do vídeo nas classes C/D, onde as pessoas possuem uma conexão com a internet mais lenta. (Obs: O vídeo Kony 2012 foi considerado o maior viral da internet, apesar de sua longa duração. Considero ele uma exceção e particularmente não conheço ninguém que assistiu o vídeo na integra, todos foram pulando partes do vídeo)
  • Mensagem do Vídeo:  A mensagem do vídeo é objetiva e com linguagem simples, desta forma consegue atingir o maior número de pessoas, desde pré-adolescentes até adultos. O foco emocional da mensagem também é fundamental para o vídeo se tornar viral! De forma geral, as pessoas somente compartilham algo quando a mensagem original envolve algum tipo de sentimento que elas se identificam.
  • Curiosidade: Ao pedir a ajuda do internauta para “encontrar o seu amor” o vídeo causa curiosidade com a questão “Será que ele vai conseguir encontrar a Fernanda?”. Veja que a descrição da moça e seu nome são tão comuns que devemos encontrar uma moça parecida em cada esquina do país.

Com tantas características de sucesso, não poderia ser diferente:
O vídeo bombou na internet!

O vídeo foi publicado no dia 10/07/2012e até o hoje ( 17/07/2012) teve 786.376 visualizações!!

 

Dentro da estratégia de viralização do vídeo não poderia faltar ações no Facebook. Este foi o 2º pilar deste viral!

 

Foi criada a Fan Page “Perdi meu Amor na Balada” e, claro, lá o nosso amigo apaixonado “Don Juan Hi Tech” nos manteve atualizado sobre a sua busca pelo seu amor.

Entre uma postagem e outra eis que outra estratégia  importantíssima para a viralização nas mídias sociais foi usada: A utilização de imagens!

Pode remeter ao clichê  “Uma imagem vale mais que 1000 palavras”, mas nas mídias sociais, principalmente no Facebook, essa é regra de ouro! Um post no Facebook onde a mensagem é passada via imagem tem seu poder viral multiplicado!

Veja uma das “inocentes” imagens publicadas Perdi meu Amor na Balada na Fan Page do Perdi meu Amor na Balada:

 

 

Pronto, com a Fan Page centralizando todas as ações, o vídeo magnífico e as imagens com total apelo emocional parece retrato falado, né? o viral estava montado!

 

Com os likes do Facebook e os views do Youtube aumentando de forma exponencial tudo caminhava para este ser mais um novo Case de Marketing Digital!

 

Bom, mas nem tudo são flores!

Talvez o efeito viral esperado fosse maior, talvez existisse um cronograma de lançamento de um novo produto, enfim, o que acontece é que o nosso Don Juan Hi Tech começou a usar os Links Patrocinados do Facebook! Como assim?

 

Pois é, ele começou a “investir” alguns centavos por clique para que as pessoas curtissem a sua Fan Page e o ajudassem nesta difícil busca. É impossível calcular o valor exato investido nos anúncios do Facebook, mas não deve ser pouco já que atualmente a Fan Page tem 100.000 curtidas.

 

Imagem com os anúncios:

 

 

Quando as pessoas perceberam os anúncios no Facebook a credibilidade do nosso amigo Don Juan Hi Tech começou a ir para o espaço, afinal investir alto no Facebook “apenas” para procurar uma menina? Humm que cara de ação de Marketing!

Continuando a saga, no  dia 13/7/2012 um segundo vídeo foi publicado.

Agora, o nosso Don Juan Hi Tech descobriu, através de dicas que vieram da internet, que sua musa trabalha na Rua Oscar Freire / SP, e ele prepara uma surpresa para o reencontro, com direito a serenata de amor e, claro, tudo devidamente filmado.

Veja o vídeo:

[youtube_video] _d4C13w1UVk [/youtube_video]

A publicação deste vídeo definitivamente matou o viral.

Sem as qualidades do vídeo inicial, este vídeo foi considerado “fake” por diversas pessoas. O número de visualizações do segundo vídeo foi baixa em comparação com o primeiro. A Fan Page foi inundada por comentários do tipo “Isso é marketing, é viral!”.

Clique na imagem abaixo e veja alguns comentários:

Percebendo o tiro no pé, a agência da NOKIA com certeza decidiu antecipar o desfecho da história, finalmente revelando que tudo isso se tratava do lançamento de um novo smartphone da empresa. Veja o vídeo final:

[youtube_video] aA31u-nCMq0 [/youtube_video]

E o Don Juan Hi Tech encontrou sua musa misteriosa…Final Feliz! Feliz?

Depois de engajar milhares de pessoas na ajuda ao “Don Juan” a Nokia perdeu a mão na continuidade do viral. O viral gerou muito buzz, porém creio que toda esta audiência vai se voltar contra a empresa.

As pessoas que se engajaram estão se sentindo enganadas pela Nokia, pois toda a história foi baseada no amor, sentimento puro por definição, e no final de tudo fica claro que não existiu nenhuma pureza de sentimento, apenas uma ação comercial. Desta forma as pessoas tendem a se sentirem manipuladas pela marca!

Bom, mas no Brasil, onde diversas empresas abdicam de criar do zero suas próprias ações de marketing para embarcar no buzz de memes do tipo “para a nossa alegria…“, não podemos simplesmente crucificar a empresa.

O que devemos aprender sobre este Viral? Segue a minha análise:

  • Uma abordagem diferente. Os virais brasileiros se concentram na área do humor, este viral da Nokia prova que é possível conseguir um ótimo buzz sem ser com as risadas de cantores bizarros ou de uma menina que viaja para o Canadá. Claro que os maiores memes surgem sem “planejamento prévio”, mas as empresas podem criar os seus com sucesso. Vide o case da VIVO com o vídeo Eduardo & Mônica.
  • Cuidado com os sentimentos das pessoas. Criar um viral onde o principal personagem busca o “amor da sua vida” é ao mesmo tempo uma receita de sucesso e fracasso. Sucesso pois milhares de pessoas vão se identificar com o assunto, afinal quem não quer encontrar o amor da sua vida? E fracasso pois as pessoas podem se sentir enganadas ao descobrirem que tudo não passava de uma mentira. Acredito que faltou para a Nokia um cuidado maior com o sentimento das pessoas ao descobrirem a verdade.

  • Utilização do Facebook. O Facebook foi bem utilizado neste viral. Serviu para viralizar os vídeos e principalmente as imagens criadas na campanha. Fica claro a importância das imagens em uma campanha no Facebook. Somente uma observação em relação aos links patrocinados, pois apesar de terem ajudado na viralização da ação, criaram um enorme sentimento de desconfiança.
  • Vídeos. Esta campanha mostrou como fazer e como não fazer vídeos para a internet. O primeiro vídeo foi perfeito, curto e objetivo. Já o segundo se perdeu no contexto da história e ajudou o viral a perder credibilidade.

E você, o que achou deste viral da Nokia? Gostou? Concorda com a minha análise? Vamos conversar! Comente, publique, compartilhe!

 

Tags: Marketing Digital, Marketing Viral, Viral
Thiago Leitão
Empreendo na área de Tecnologia e Marketing há 6 anos. Nesta jornada, participei de projetos envolvendo Inbound Marketing, CRM, E-commerce, Portais Corporativos e Mídias Sociais. Também participei de Startups aplicando os conceitos de Lean Startup e OKR.

Related Articles

Quando contratar uma Consultoria de Marketing Digital?

3 de maio de 2012Thiago Leitão

As melhores táticas SEO para capturar Leads no Mercado B2B

2 de agosto de 2012Thiago Leitão

O meme "Harlem Shake" e o Marketing Viral

21 de fevereiro de 2013Thiago Leitão

Receba Novidades:

Ultimas no Blog:

  • Notificações Push: O novo E-mail Marketing
  • A Elasticidade-Preço da Demanda em sua Estratégia de Marketing
  • Slides: Treinamento Completo Suite CRM
  • Qual a melhor ferramenta de E-mail Marketing do mercado?
  • O perfil dos Pequenos E-commerces no Brasil – Março/2015

Categorias:

  • Blog Benic
  • Cases
  • E-Commerce
  • E-mail Marketing
  • Marketing B2B
  • Marketing B2C
  • Marketing de Relacionamento
  • Marketing de Restaurantes
  • Marketing Digital

Nossas Redes Sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas no Blog:

  • Notificações Push: O novo E-mail Marketing
  • A Elasticidade-Preço da Demanda em sua Estratégia de Marketing
  • Slides: Treinamento Completo Suite CRM
  • Qual a melhor ferramenta de E-mail Marketing do mercado?
  • O perfil dos Pequenos E-commerces no Brasil – Março/2015

Receba Novidades:

Nosso Facebook

Navegue:

  • Home
  • Conheça a Benic
  • Nossa Atuação
    • Empresas B2B
    • E-commerce
    • Outras Áreas
  • Ideias Grátis
  • Contato
  • Home
  • Conheça a Benic
  • Nossa Atuação
    • Empresas B2B
    • E-commerce
    • Outras Áreas
  • Ideias Grátis
  • Contato
Benic Consultoria de Marketing Digital | 2009 - 2016